No Brasil os triticultores encontram até agora condições favoráveis ao cultivo de trigo, possibilitando o início da safra brasileira. Porém, estas condições promissoras também são encontradas na Argentina. A possibilidade de elevações nos preços do trigo, é o fator que contribui para incentivar o produtor a investir nesta cultura, frente ao cenário atual enfrentado pelos EUA, que podem causar variação positiva nos preços praticados no mercado externo de trigo.

O mercado de trigo brasileiro, assim como qualquer outro, depende de boas condições climáticas, porém algumas regiões produtoras já cogitam em investir para incentivar a produção de trigo, para aproveitar a alta atual dos preços.

O estado de Santa Catarina criou um plano para incentivar a produção de grãos de inverno, e atuando em parceria com a EMBRAPA, empresas e produtores rurais para tentar diminuir a demanda apenas por milho na formulação da ração animal.

O estado do Paraná já iniciou a safra de trigo, e encontra em 100% das áreas usadas ao cultivo condições de média a boa. Além disso, já está em campo 65% das sementes que estavam previstas, e destas 78% estão em estádio vegetativo. Portanto, se as condições meteorológicas continuarem favoráveis a produção de trigo paranaense pode ser muito boa em todo território do estado, onde prevê 1.003.958 ha plantados para este ano.

Portanto, no Brasil está previsto, conforme relatório…

Veja mais em AF News Agrícola