No Brasil os triticultores encontram até agora condições favoráveis ao cultivo de trigo, possibilitando o início da safra brasileira. Porém, estas condições promissoras também são encontradas na Argentina. A possibilidade de elevações nos preços do trigo, é o fator que contribui para incentivar o produtor a investir nesta cultura, frente ao cenário atual enfrentado pelos EUA, que podem causar variação positiva nos preços praticados no mercado externo de trigo.
O mercado de trigo brasileiro, assim como qualquer outro, depende de boas condições climáticas, porém algumas regiões produtoras já cogitam em investir para incentivar a produção de trigo, para aproveitar a alta atual dos preços.
O estado de Santa Catarina criou um plano para incentivar a produção de grãos de inverno, e atuando em parceria com a EMBRAPA, empresas e produtores rurais para tentar diminuir a demanda apenas por milho na formulação da ração animal.
O estado do Paraná já iniciou a safra de trigo, e encontra em 100% das áreas usadas ao cultivo condições de média a boa. Além disso, já está em campo 65% das sementes que estavam previstas, e destas 78% estão em estádio vegetativo. Portanto, se as condições meteorológicas continuarem favoráveis a produção de trigo paranaense pode ser muito boa em todo território do estado, onde prevê 1.003.958 ha plantados para este ano.
Portanto, no Brasil está previsto, conforme relatório…
http://sinditrigopr.com.br