Agregando uma nova patrocinadora Platinum – a AIT – Ingredients Brasil -, o Sinditrigo-PR realiza a segunda edição do projeto Moatrigo Meeting no próximo dia 11 de agosto, às 10 horas. Os convidados são Régis e Rogério Sangati, da Sangati Berga, que irão falar sobre “O controle de micotoxinas no moinho (especialmente DON) e a moagem da farinha integral”. As inscrições devem ser feitas no endereço www.moatrigo.com.br/meeting.

Rogério Sangati menciona que o trigo é amplamente consumido nos países de produção primária e, em outros, onde ele não é adaptado para a produção, o aumento da demanda por trigo é acompanhado pelo aumento do consumo de farinha de trigo integral, à qual não possui legislação específica. Segundo ele, no Brasil,  é comum encontrar farinha de trigo originada pela mistura de farelo à farinha refinada em diferentes proporções após a moagem e que é vendida como farinha integral de trigo. “Vamos falar das opções de mistura e produção característica da moagem de grãos em moinhos de pedras”, adianta.

Regis Sangati alerta para as toxinas produzidas por fungos filamentosos, que são denominadas de micotoxinas. “Dentre os tricotecenos mais importantes, pode ser citado o desoxinivalenol (DON), que é uma das micotoxinas mais comumente encontradas em grãos”, cita.  Ele tratará da importância do controle e qualidade da limpeza de grãos para o processamento nos moinhos, bem como opções de equipamentos com maior intensidade de limpeza, reduzindo a carga de micotoxinas na massa de grãos.

A Sangati Berga produz máquinas e equipamentos para os setores de moagem de trigo, de milho, fábricas de mistura de pulverulentos no setor alimentício, fábricas de rações, beneficiamento de arroz e instalações para transporte a granel de cereais em geral e de seus derivados.

Já a mais nova patrocinadora do evento, a AIT – Ingredients Brasil – desenvolve e produz soluções de ingredientes para o setor do trigo-farinha-pão.

Safra 20/21

Também participa do evento, como palestrante, Victor Cabral,da Gavilon. Ele irá abordar o tema “Safra 20/21 – O desafio recomeça”. Ele irá abordar o cenário global e as perspectivas para a safra nacional para o trigo.