A Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo – realiza a 27ª edição do Congresso Internacional da Indústria do Trigo no próximo dia 25 de novembro com o tema “Mudanças Recentes e o Futuro”. O objetivo é reunir toda a cadeia do cereal no Brasil e também do exterior para debater as oportunidades e desafios do setor.

Este ano, por conta da pandemia do Coronavírus, o congresso será totalmente on-line e terá uma programação um pouco mais enxuta. “Realmente, o conteúdo ficou mais condensado, mas com a mesma importância do congresso presencial”, informa João Carlos Veríssimo, presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo. Ele observa que o networking, também parte importante do congresso, este ano ficará prejudicado. “Mas o conceito e conteúdo continuam o mesmo”, reitera. O evento será da 9h às 12h30 e gratuito.

Veríssimo comenta a qualidade da programação, com participação de executivos e empresários dos principais setores envolvidos na produção, moagem e derivados do grão. O Congresso abordará temas atuais e relevantes para o agronegócio, como análise de mercado, gestão de negócios e tendências de consumo, além de discutir sobre a crise gerada pela Covid-19 e as perspectivas do setor para a retomada da economia.

Veríssimo destaca que, em função de o congresso ser virtual, abre-se a possibilidade de profissionais de todos os setores das empresas participarem. “Teremos discussões importantes com informações e trocas de experiências, inclusive sobre como setores produtivos de outros países estão enfrentando a segunda onda da Covid-19 e as mudanças que estão ocorrendo no mercado nacional e internacional”, cita.  Segundo ele, todos têm muitas expectativas e poucas certezas, daí a importância de conhecer experiências de outros países e de outras empresas.

Esta edição do congresso será promovida em três idiomas e poderá ser acompanhada por pessoas de diferentes lugares do mundo. A programação terá uma palestra inaugural sobre o panorama econômico e tributário e dois painéis com os temas “Dinâmica do mercado do trigo” e “A gestão da indústria do trigo”.

25 DE NOVEMBRO DE 2020

9h – Cerimônia de abertura, com participação de Rubens Barbosa, Presidente Executivo da Abitrigo; João Carlos Veríssimo, Presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo; Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (a confirmar)

9h20 – Palestra Inaugural – “Panorama Econômico e Tributário”, Mônica de Bolle, economista, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, professora da SAIS/John Hopkins University Washington

9h45 – Intervalo

9h55 – Painel 1 – “A Dinâmica do Mercado do Trigo”

Depoimento de Bernard Valluis, Presidente Honorário da European Flour Millers; e com os debatedores Rogério Trannin de Mello, Diretor Comercial da Coamo Agroindustrial Cooperativa (mercado nacional); Edson Csipai, Executivo do Negócio Trigo na Bunge (Mercado Internacional); e Luiz Henrique Baldez, Presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga – ANUT (Logística e Infraestrutura). O painel será mediado pelo jornalista William Waack.

11h05 – Intervalo

11h15 – Painel 2 – “A Gestão da Indústria do Trigo”

Depoimento de Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS; participação, como debatedores de Eduardo Pimentel Junior, Global Principal Application Scientist, Enzymes, Health & Bioscience (Tendências do mercado de farinhas e derivados); e Mônica Messenberg, Diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria – CNI ((Interferência do governo na atividade empresarial); e José Honório Tofoli, Presidente da J. Macedo (Rentabilidade, Desempenho e Inovação da Indústria). A moderação será feita também pelo jornalista  William Waack

12h25 – Encerramento, com Rubens Barbosa e João Carlos Veríssimo.

Informações e inscrições – Para mais informações e inscrições para o Congresso do Trigo acesse: https://www.congressoabitrigo.com.br/.