O ano foi atípico, mas com muitas atividades no Sinditrigo-PR. Nossa diretoria avalia que 2020 foi de aprendizado e que a entidade mostrou sua força ao estar próxima das associadas mesmo em tempos de distanciamento. A tecnologia nos ajudou a manter as atividades, especialmente, as que levaram informações ao nosso público-alvo.

Iniciamos o ano com a realização do workshop de gerenciamento de Moinhos e aumento de rentabilidade, em parceria com a  Abitrigo e com a primeira edição do Workshop Moatrigo praticamente pronta, com palestrantes e datas definidos. Mas março chegou e com ele veio o alerta de pandemia. Nem é preciso dizer o quanto isso exigiu de colaboradores e dirigentes do Sinditrigo-PR.

Iniciamos uma série de ações.Entre elas, realizamos webinar sobre atualização trabalhista frente às alterações da legislação trazidas pela Covid-19, numa parceria entre Sinditrigo-PR e Martinelli Advogados; discutimos e registramos a  Convenção Coletiva de Trabalho; aprovamos nosso novo estatuto; mudamos de endereço e, claro, adiamos a primeira edição do Moatrigo. Mas não desistimos. Já com maior conhecimento das tecnologias disponíveis, continuamos o trabalho e “colocamos no ar” cinco edições on-line do Moatrigo Meeting. Foram edições técnicas, focadas no parque moageiro e no relacionamento, numa convergência entre nossos moinhos e os fornecedores e assim buscando estreitar esse relacionamento e mantendo os negócios ativos. Desta forma, conseguimos estar ao lado das associadas no quesito que é de grande importância para o Sinditrigo-PR: manter a cadeia produtiva informada e unida.

Podemos dizer que 2020 não foi para os fracos e nossa entidade mostrou que é forte e preparada. Continuamos a trabalhar para o desenvolvimento do Parque Moageiro Paranaense e contamos com todos vocês em 2021.

Um feliz ano novo para todos!

Daniel Kümmel, presidente do Sinditrigo-PR.