O primeiro encontro do ano acontece nesta terça-feira (13)

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Moatrigo a partir das 10h

A estreia do Moatrigo Meeting em 2021 já tem data e hora para acontecer. A primeira edição do ano será realizada na próxima terça-feira (13), a partir das 10h. Devido à continuidade da pandemia da Covid-19, o evento, idealizado e promovido pelo Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná (Sinditrigo|PR) e por suas associadas e colaboradoras, permanecerá no formato virtual com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Segundo o presidente da entidade, Daniel de Azevedo Kümmel, o cenário atual torna ainda mais importante a discussão de temas relevantes com foco no aperfeiçoamento do setor. “A troca de informações está cada vez mais rápida, e precisamos acompanhar as tendências e os caminhos apontados para o segmento moageiro de trigo. Por isso, continuaremos aproximando todos mesmo a distância, com o evento em 2021 para ampliar o desenvolvimento profissional do segmento”, explica.

Para inaugurar o Moatrigo Meeting 2021, os escalados são: o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), João Carlos Veríssimo, com o tema “Perspectivas do setor moageiro e seus desafios” e o CEO da Romanus Food Solutions, André Luiz Romano, ministrando a palestra “Pandemia Covid-19: Dificuldade ou Oportunidade? Oportunidade!!”.

Olhar otimista

Após todas as adaptações necessárias, impostas pela pandemia da Covid-19, o setor moageiro mostrou resiliência, conforme relata o presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo. “Garantimos o abastecimento de farinhas para o consumo direto dos consumidores, abastecemos apropriadamente todo setor das indústrias de massas e biscoitos, bem como os setores de food service e panificação que foram os setores mais afetados pelas restrições de funcionamento”, conta Veríssimo, que abordará as perspectivas e os desafios do segmento em sua apresentação.

De acordo com o Presidente, as perspectivas são positivas, com o crescimento do consumo permanecendo em patamares mais elevados que o de períodos anteriores. “Haverá o crescimento da produção nacional de trigo gerando maior renda ao produtor nacional e, por consequência, maior renda e empregos a este setor da agricultura. O consumo se dará através de produtos de maior valor agregado, com preços médios mais elevados”, reforça.

Sendo assim, o momento é de oportunidades, conforme tema que será ministrado por André Luiz Romano. Segundo o CEO da Romanus Food Solution, para o próximo semestre, apesar do momento de queda de poder aquisitivo do consumidor, a expectativa do mercado é de uma forte demanda reprimida. “À medida que a renda e os preços praticados começarem a se alinhar naturalmente pela lei da oferta e da demanda, teremos um cenário de crescimento acelerado principalmente dos produtos sintonizados com a indulgência, saudabilidade e conveniência”, complementa.

Superar obstáculos

Para aproveitar as oportunidades, porém, é preciso se ajustar às mudanças de cenário. “O setor moageiro deverá se adaptar aos novos hábitos de consumo através de pesquisa e desenvolvimento de novas linhas de produtos. O maior desafio será o de recuperar a rentabilidade das empresas que, nos últimos três anos, vem em constante queda. Os principais desafios vêm do elevado aumento do custo do trigo, também afetado pela grande desvalorização cambial, e das mudanças nos canais de distribuição”, diz Veríssimo.

O pensamento também é compartilhado por Romano, segundo ele “o maior desafio do Setor Trigo para o segundo semestre de 2021 será a busca por entender o que o novo consumidor deseja da farinha de trigo, o que agrega valor emocional para que esse alimento mereça ser comprado e não outro, com os poucos recursos que tem mesmo para a alimentação”.

O Presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo ainda reforça a necessidade de atenção à alteração nos canais de distribuição, principalmente com a crescente participação do atacarejo, que, de acordo com Veríssimo, afeta todos os setores, sejam industriais ou de varejo. “Esta é uma mudança que veio para ficar. Cabe às empresas moageiras encontrarem o correto equilíbrio de suas vendas entre os canais disponíveis”, declara.

Mais informações

Os interessados em acompanhar estas e outras discussões, que estarão em pauta no primeiro Moatrigo Meeting do ano, devem acessar o canal do Youtube do Sinditrigo|PR, no qual será realizada a transmissão ao vivo do evento. Mais informações sobre o fórum devem ser solicitadas por meio dos contatos oficiais da entidade: (41) 99168 9696 e contato@sinditrigopr.com.br. As edições anteriores do encontro estão disponíveis clicando aqui.

Vale destacar que a participação no evento é dinâmica e permite interação entre os palestrantes e os espectadores. “É um fórum de debate aberto onde cada profissional pode trazer as suas dúvidas e experiências e trazer crescimento profissional para todos os participantes. A retomada destes eventos tem o impacto de trazer conhecimento capaz de inspirar crescimento de vendas e de resultados das empresas do setor trigo e, consequentemente, do nosso Brasil ”, finaliza Romano.