Encontro virtual será realizado na terça-feira (11), às 10h, com transmissão pelo Youtube

O Moatrigo Meeting de maio, que acontece na próxima terça-feira (11), às 10h, será dedicado a debater o que está por vir no setor moageiro. O encontro virtual terá na programação as palestras “Tendências no mercado de massas, biscoitos e pães industrializados!”, com o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), Claudio Zanão, e “Moagem autônoma: o futuro é agora”, que será ministrada pelo gerente de Vendas Sênior MS da Bühler Brasil, Sebastian Stein.

Para o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná (Sinditrigo|PR), – entidade que realiza o evento juntamente com suas associadas e colaboradoras -, Daniel Kümmel, os temas são de extrema relevância para o segmento. “Para conseguirmos avançar e nos aprimorarmos cada vez mais, precisamos olhar para o futuro, para novas tecnologias e tendências, além das demandas de nossos consumidores e potenciais compradores”, destaca.

Entre essas mudanças que vieram para ficar e que merecem atenção do setor, Zanão ressalta o hábito de cozinhar em casa, a força do delivery, e tudo isso motivado principalmente para indulgências. “A tendência atual é de facilitar a vida do consumidor procurando entregar, junto com o produto, uma embalagem que permita o consumo nela mesma, com porções bem dimensionadas e com a adição de elementos que complementem a refeição. A praticidade será o principal objetivo”.

Para atender a esses aspectos, o presidente da ABIMAPI defende a importância de criar e manter estratégias que entendam cada vez melhor a jornada de compra do consumidor. “Representamos um setor responsável pela produção de alimentos considerados básicos para a sociedade. Mas sabemos que vão se destacar somente as indústrias que conseguirem melhorar seus processos, investir em desenvolvimento, pesquisas e inovação para a fabricação de produtos diferenciados, que conquistam e fidelizam o consumidor”, complementa.

O papel da tecnologia

Neste cenário, os avanços e descobertas em pesquisas e tecnologia podem ser aliados do segmento. “A ciência e a tecnologia dentro da indústria vêm se desenvolvendo de forma ágil, com processos rigorosos de análises que comprovam a qualidade nutricional do alimento e garantia para o consumo, são bilhões em investimento por ano com ações transformadoras direcionadas para ampliação do valor nutricional dos produtos, sustentabilidade da produção, pesquisas, implementação de novas tecnologias, equipamentos e profissionais”, conta Zanão.

E se engana quem pensa que tecnologia é apenas para grandes empresas. No caso da moagem autônoma, o sistema pode ser empregado em moinhos de qualquer porte, seja existente ou novo, conta Stein. Entre os benefícios que a sua aplicação traz, e que serão discutidas durante a apresentação, o gerente de Vendas Sênior MS da Bühler Brasil ressalta a melhoria na segurança alimentar e na qualidade/consistência de produtos, a redução do consumo de energia e o aumento do rendimento e de disponibilidade da planta.

Ainda segundo Stein, este processo tem evoluído e com isso oferece também mais vantagens. “Temos há mais de 30 anos moinhos que podem produzir de forma “lights off” e sem supervisão por um determinado período (por exemplo 72h durante um final de semana). Porém, com a entrada de novas tecnologias é possível implementar mais processos auto ajustáveis e tornar o processo de moagem mais transparente e inteligente”, finaliza.

Mais informações

Os interessados em acompanhar estas e outras discussões, que estarão em pauta no Moatrigo Meeting deste mês, devem acessar o canal do Youtube do Sinditrigo|PR, no qual será realizada a transmissão ao vivo do evento. Mais informações sobre o fórum devem ser solicitadas por meio dos contatos oficiais da entidade: (41) 99168 9696 e contato@sinditrigopr.com.br. As edições anteriores do encontro estão disponíveis clicando aqui.