CONHEÇA O SINDITRIGO PR

História do Sindicato

Defender os interesses da indústria moageira de trigo e fortalecer a sua cadeia produtiva. Esta é a missão do Sinditrigo, uma referência no estado.

Tudo começou em 1977, quando o Sr. Roland Guth, presidente da Indústria do Trigo do Paraná, deu fim a uma de suas maiores batalhas: o “passeio do trigo”. Isso permitiu, por meio de uma portaria, que o estado pudesse moer todo o trigo necessário para o consumo, o que resultou na economia de combustível no transporte do produto. O resultado? Diminuição dos custos de produção, redução dos preços de pães e massas para o consumidor e crescimento exponencial das indústrias moageiras.

Outro nome importante para o setor do Paraná é o do ex-governador Jaime Canet, que conseguiu proporcionar um salto qualitativo e produtivo para os triticultores. Na década de 70, triticultura precisava de novos cultivares, já que a importação estava praticamente proibida pelo Governo Federal.

Foi então que Jaime Canet, com a ajuda de Afonsinho Camargo e Eloy Gomes, diretor do Ctrin do Banco do Brasil na Região Sul, encabeçou uma força tarefa para a importação de sementes de “trigo do México”, por meio do vizinho Paraguai via Foz do Iguaçu. As sementes chegaram e o plantio foi um sucesso.

Na mesma década, o Paraná conquistou o prêmio de maior produtor de trigo do Brasil. Hoje, temos orgulho dessa luta.

Com um investimento de R$ 1 bilhão em máquinas e equipamentos nos últimos quatro anos e com os atuais 67 moinhos em atividade, há seis anos, o Paraná é considerado o maior estado em capacidade de moagem de trigo do país responsável por 30% da moagem nacional. De importador de trigo em grão e farinha, o estado passou ser exportador para todo o Brasil de ambos os produtos. A movimentação da cadeia produtiva do trigo chega a 1,8% do PIB do Paraná com a geração de quatro mil empregos diretos pela indústria de moagem de trigo.

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO
SINDITRIGO PR

• Acompanhamento e negociação na Convenção Coletiva
  • Projeto e execução da Logística Reversa
  • Assessoria jurídica e tributária
  • Participação na Câmera Setorial das Culturas de Inverno Brasil
  • Reuniões quinzenais
  • Participação na Câmara Estadual do Trigo
  • Serviços SESI e SENAI com descontos
  • Missões internacionais via FIEP
  • Boletim com as principais notícias do setor

MISSÃO

• Promover e defender os interesses da indústria paranaense de trigo perante órgãos governamentais e fortalecer a sua cadeia produtiva.

VISÃO

• Ser a entidade referência na promoção e defesa dos interesses da indústria moageira

• Idoneidade
  • Associativismo